É o nome do restaurante e a descrição exacta da sua experiência gastronómica neste local, onde vai provar não só a
excelente gastronomia regional, como encontra ainda
semanas temáticas com gastronomia de outras regiões portuguesas.
Comece a viagem com o couvert, onde encontra flor de sal, manteigas aromatizadas, azeite e azeitonas com vários pães para acompanhar. O patê de peixe faz parte do couvert é uma surpresa diária, apesar de manter as suas raízes tradicionais de ligação à terra e, neste caso, ao mar.
Quer seja no Inverno em frente à
lareira, ou no Verão em frente à
piscina, o bar tem sempre um mimo para acompanhar o seu chá ou café.
Comece com uma belíssima entrada, quer esta seja uma
sopa rica de peixe ou um falafel de grão com doce de abóbora e amêndoa, as entradas mais famosas em sagres, surpreendentes pela leveza de consistência e peso de sabores. O pica-pau, a sardinha alimada e as ameijôas também são opções. O melhor é pedir uma degustação de petiscos para provar o que de melhor existe para lhe oferecer.
Nos pratos, apesar das opções de carne absolutamente deliciosas, são os peixes os principais convidados nesta viagem de sabores que volta sempre à origem de tudo: o mar. As
cataplanas e o
polvo – à lagareiro – são os mais pedidos. Claro que o peixe tradicional da costa, grelhado à portuguesa encontra lugar na ementa.
Se a carne fizer parte das suas preferências, a perna de pato com molho de laranja e árabe de carolino é imperdível e, se for vegetariano, encontra muitas opções, tanto na carta como em conversa, que o vão surpreender.
E os
doces algarvios encontram o seu caminho até à mesa, quer seja através do buffet de sobremesas no Verão, quer peça o final perfeito da sua refeição à carta. A torta de caramelo e a de laranja são imperdíveis, o toucinho do céu é divinal, mas a mousse de chocolate com alfarroba e medronho, criada pela pousada, é absolutamente memorável. Como todas as sobremesas – e bolos de pequeno-almoço – são
feitos na pousada, esta é uma viagem que não vai querer perder.